As Série Básica do Rolfing

RolfingA série básica do Rolfing consiste em dez sessões. O Rolfing trabalha o corpo inteiro, pois não há como alcançar um equilíbrio global sem trabalhar as diversas partes.

Ida Rolf, criadora do Rolfing, dizia que mudar um corpo é fácil, o difícil é mudá-lo de maneira equilibrada para que ele possa evoluir a partir das mudanças. Essas mudanças ocorrem durante o processo e continuam a evoluir por alguns meses ou até anos. A maneira como a pessoa funciona depende da sua postura e movimento, e a mudança destes vai provocando reações em cadeia, uma alimentando a outra.

Para fazer as sessões, o cliente utiliza roupa de banho ou roupa de baixo. Começamos com uma sessão de avaliação gratuita de 30 minutos para checar a postura e o movimento. Tiramos fotos antes e depois para acompanhar o processo, e as diferenças são realmente incríveis.

AS SESSÕES

As três primeiras trabalham o corpo num nível mais superficial: o corpo tem várias camadas, e portanto, vários níveis de profundidade. O eixo, na concepção do Rolfing, passa pela parte interna das pernas, através do períneo sobe pela frente da coluna, e sai pelo topo da cabeça. É a única parte óssea que ele atravessa, enquanto o resto do trajeto é composto por tecidos moles.

A primeira sessão tem o objetivo de liberar a respiração e os grande blocos do corpo: tórax, pelve, pernas, e envolve as fáscias mais superficiais destas regiões.

A segunda trabalha os pés e pernas, otimizando a base, o apoio.

A terceira alinha as laterais do corpo.

Depois vêm as mais profundas:

A quarta sessão trabalha a parte inferior do eixo, a parte interna das pernas até a pelve.

A quinta trabalha a parte superior do eixo, da pelve até o pescoço.

A sexta trabalha a parte posterior do corpo, e seu enfoque é na pelve, embora trabalhe também pernas posteriormente, como preparação, e costas como finalização.

A sétima trabalha a cabeça, o crânio, pescoço.

A oitava e a nona fazem uma integração das regiões superiores e inferiores: uma da cintura para cima e outra da cintura para baixo. A integração significa a conexão das várias partes trabalhadas.

A décima sessão faz a integração do corpo todo, para a pessoa sair do processo completa.

Essas sessões incluem, além do trabalho na estrutura física, um trabalho também no movimento. Elas duram de 90 a 105 minutos, dependendo das necessidades de cada cliente.