Método Rolfing combate as tensões crônicas e organiza a postura
Chama-se Rolfing, mas também pode ser apresentado como integração estrutural. Ficou na mesma? Relaxe, solte as tensões musculares e aprume o corpo. Você está prestes a conhecer uma técnica para ajudá-lo a conseguir tudo isso, organizando sua postura e seus movimentos.
Essa terapia corporal que foi criada pela norte-americana Ida Rolf (1896-1979) tem em comum com outras técnicas como RPG (reeducação postural global) a proposta de trabalhar o corpo todo, a partir da maneira como cada parte se relaciona com todas as outras.
Reeduque seus movimentos
"Quando o corpo funciona de forma apropriada, a força da gravidade flui através dele e, espontaneamente, o próprio se cura.”
Essa é a frase que explica o princípio do Rolfing, método idealizado pela bioquímica americana Ida Pauline Rolf e definido pelo National Institute of Health (EUA) como prática que utiliza a manipulação dos tecidos superficiais e profundos (fáscias) para promover a reeducação dos movimentos.
A finalidade é estimular a saúde, aliviar o estresse e ainda permitir que o corpo encontre alinhamento adequado em relação à força da gravidade.
Bate-papo com Pedro Prado e Hubert Godard
Especialistas em Rolfing conversaram sobre a metodologia que visa ajudar a reorganização da estrutura corporal.
Pedro Prado é psicólogo, instrutor de rolfing estrutural e funcional, e introduziu esta técnica no Brasil há 20 anos. O francês Hubert Godard está no Brasil dando cursos sobre técnicas de rolfing.
Além disso, Hubert é membro do Instituto Nacional do Câncer de Milão, onde pesquisa e ensina uma equipe médica a fazer leituras do corpo e dos movimentos das pessoas a fim de potencializar os resultados da reabilitação no pós cirúrgico de mastectomias
Costas Quentes
Com dores crônicas nas costas e problema de postura, Genia Winitzki conta como o Rolfing, técnica que atua nos tecidos que cobrem os músculos, realinhou suas estruturas e mudou sua vida
Bastou uma sessão de Rolfing para que um teimoso defeitinho do meu corpo desaparecesse como mágica: o calcanhar direito, que cai para dentro, forçando o joelho e causando uma dor danada nos quadris estava retinho ao fim da massagem.
Após a quarta sessão, consegui assistir a uma palestra durante três horas, numa cadeira desconfortável, mantendo a coluna ereta, sem desabar. Por conta de uma fratura na perna e outra na coluna, além de algumas hérnias e muitas horas sentada na frente do computador, postura incorreta e dores frequentes fazem parte do meu dia a dia.