artrose

Dores causadas por artrose

A superfície das articulações é coberta por uma camada de cartilagem que sofre desgaste e é renovada continuamente pelo organismo. À medida que envelhecemos, o desgaste se torna mais rápido que a reposição, a cartilagem fica mais fina, e começa a falhar no seu papel de amortizar o choque entre os ossos da articulação, trazendo dor e até alterações ósseas visíveis.

O desequilíbrio muscular – quando um ou mais músculos conectados à articulação estão mais encurtados – força maior contato entre alguns pontos da articulação, intensificando o desgaste da cartilagem. Portanto, quanto mais equilibrado estiver o jogo de forças musculares em torno das articulações, menor o desgaste e a dor.

Isso ocorre tanto no local quanto no resto do corpo. Quando temos uma dor específica, o sistema nervoso limita naturalmente os movimentos em volta do lugar afetado. Isso reorganiza a postura em torno da lesão, e traz uma limitação de movimento que vai repercutindo em toda a estrutura física. Por isso é que o Rolfing tem que trabalhar todo o corpo, mesmo que a queixa seja localizada.

Os problemas de artrose mais frequentes que atendo são em joelho, quadril, ombro e coluna.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *