Do Livro “Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido” de Ouspensky

Cada etnia, cada nação, cada país, cada classe e cada profissão têm seu próprio e definido número de posturas e de movimentos.Esses movimentos e posturas, sendo as características mais permanentes e imutáveis no homem,controlam sua forma de pensar e de sentir.Mas o homem nāo usa nem mesmo as posturas e movimentos possíveis para ele. De acordo com sua individualidade, o homem pega apenas um certo número de posturas e movimentos dentro das suas possibilidades. Assim,cada repertório individual de posturas e movimentos é muito limitado.

O caráter dos movimentos e posturas em cada época, cada etnia, e em cada classe é indissoluvelmente conectado com formas definidas de pensamento e sensação / sentimento.Um homem é incapaz de mudar sua forma de pensar ou de sentir até que ele tenha mudado seu repertório de posturas e movimentos. A forma de pensar ou sentir ( emoções e sensações ) podem ser chamadas de posturas de pensar e de sentir.Cada homem tem um número definido de posturas e de movimentos no pensar e no sentir.

Além disso, as posturas de mover – pensar – sentir, no homem, são conectadas umas às outras e ele nunca pode sair desse repertório de posturas de pensar e sentir a não ser que mude suas posturas e movimentos.

Uma análise dos pensamentos e sentimentos / sensações de um homem e um estudo das suas funções motoras, arranjados de certa maneira, mostra que cada um dos nossos movimentos, voluntários ou involuntários, é uma transição inconsciente de uma postura para outra, todas igualmente mecânicas.

P. D. Ouspensky

 

 

 

 

 

homem vitruviano

Efeitos do Rolfing para além do físico

Roberto, 35 anos, veio me procurar porque fazia um trabalho de desenvolvimento espiritual e achou que o Rolfing poderia ajudá-lo a se conhecer melhor. Ele fez dez sessões em muito pouco tempo, praticamente uma a cada dois dias. Isso não é usual, mas, como ele morava longe, e estava em Campinas apenas por um mês, fizemos o que era possível. Quando terminamos o trabalho, ele fez um comentário que achei muito interessante: “Agora estou me sentindo um homem de carne e osso”